Graça na Oração Pessoal

Plano de Oração pessoal Iluminai Pai

Caminhando na Graça de Deus

Vivendo Cada Dia na Graça do Pai!
Um plano de oração pessoal é um caminho que percorremos diariamente na presença de Deus. Ser perseverante na oração é um desafio, pois enfrentamos muitos obstáculos e distrações que nos impedem de dedicar alguns minutos ao recolhimento, silêncio e contemplação. Para superar esses desafios, precisamos da graça de Deus, especialmente nos dias áridos.

A Importância do Plano de Oração Pessoal

Comece com uma Oração
Independente do seu plano, sempre inicie com uma oração. Os planos de Deus são maiores que os nossos: “Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Is 55,9). Deus também tem um plano para você! A oração é um dos meios mais intensos em que Deus se revela, manifestando Sua vontade. “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença” (Sl 16,11).“O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade” (Sl 145,18). “Mas eu, Senhor, a ti clamo por socorro; já de manhã a minha oração chega à tua presença” (Sl 88,13).

Como Planejar seu Tempo de Oração

Cada Pessoa é Única para Deus
Todos temos nosso jeito de pensar, sentir e se relacionar com Deus. A oração não é sobre seguir regras, mas sim sobre viver sua espiritualidade pessoal. Não devemos nos comparar com ninguém, mas sim buscar conhecer e fazer a vontade de Deus, que se revela na intimidade da oração.

Planejamento do Tempo
O tempo passa rapidamente, como água pelos dedos das mãos. Precisamos aprender a aproveitá-lo de acordo com nossa realidade e modo de ser, sempre contando com a graça de Deus para crescer em intimidade com Ele. “Dai-me, Senhor, somente o vosso amor e vossa graça. Isto me basta, nada mais quero pedir” (Santo Inácio de Loyola).

O Tempo Presente
Se você não começar hoje, também não começará amanhã. Fazer o que gostaríamos e não fazemos pode ser devido a aspectos pessoais que precisam ser modificados ou melhorados. “Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos” (Is 64,8). Criar um hábito diário de oração requer não só a dedicação do tempo, mas também a graça de Deus para sermos perseverantes e pacientes conosco mesmos.

Colocando Deus no Centro

Nosso Coração em Deus
O maior desafio da fé é abrir nossos corações para Deus. “Onde está o teu tesouro, lá também estará o teu coração” (Mt 6,21). Precisamos entender o que realmente importa na vida e em que devemos investir nosso tempo e energia. Colocar Deus no centro de nossas escolhas e decisões nos ajuda a encontrar o verdadeiro sentido da vida.

“Niguem pode servir a dois senhores” (Mt 6,24). Se colocarmos nosso coração em Deus, mesmo no meio de tantos afazeres do dia, encontraremos o verdadeiro sentido para nossa existência. Esperamos que nossas intenções sejam sincera e agradável a Deus. “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mt 15,8).

O tempo sempre estará a nosso favor se vivemos em Deus, dedicando o nosso tempo para estar em sua presença, sentido e compartilhando o que somos com nossos talentos, vida e com amor fraterno com os mais proximos. “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Mateus 22, 37–39)

Consagrar o Seu Tempo
Devemos buscar Deus acima de todas as coisas. “Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6,33). Não podemos reservar migalhas do nosso dia para a oração. Uma boa parte do meu tempo, ela deve ser dada para Deus na oração. Devemos buscar Deus sobre todas as coisas, não do lado, mas bem dentro do nosso tempo, no centro! Consagre o tempo da sua vida a Deus, permitindo que Ele aja em sua história, pois não tem sentido que sou de Cristo, se não consagro a passagem do tempo na minha vida para Ele. Devemos dar espaço e tempo para Deus agir em nós sem buscar regalias, trocas de favores, ou até ditar regras de acordo com nossas necessidades, mas cumprir nosso simples papel de filhos e servos do Senhor. “Quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer” (Lc 17,10).

Tenhamos fé que nosso coração esteja em Deus e que nossas súplicas e agradecimentos sejam agradáveis a Ele. “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mt 15,8). A oração não é para que Deus realize todos os nossos caprichos e vontade, não é “usar Deus” para termos glória, sucesso, bem-estar, mas é para adorar, bendizer, agradecer, pedir que a vontade dele se realize em nós e por nós e assim lhe demos glória, “portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1Cor 10,31). Carmita Overbeck

A Graça do Pai
Para criar um hábito de oração diária, será que precisamos administrar melhor nosso tempo, fazendo um planejamento? Ou será que é só uma simples questão de prioridade? Seja qual for a razão para sermos perseverantes na oração, precisamos sempre da graça do Pai. “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5). Além da graça, precisamos querer e desejar estar com o Deus Pai para conhecer e amar. “Só amamos aquilo que conhecemos” (Santo Agostinho).

O Tempo no Seu Dia
Devemos sempre contar com a graça de Deus, invocando todos os dias o Espírito Santo para nos orientar como viver durante o dia presente, para nos auxiliar nas nossas escolhas para buscar viver momentos de oração pessoal. “Jesus procurava manter-se afastado, indo para lugares solitários, onde ficava orando” (Lc 5,16). Peça a graça, peça sempre! A conversão é uma luta diária. “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo” (Jo 16,33). “Portanto, se vocês, que são maus, sabem dar bons presentes a seus filhos, quanto mais seu Pai, que está no céu, dará bons presentes aos que lhe pedirem!” (Mt 7,11).

Somos Sempre Atletas Iniciantes
Santo Inácio de Loyola nos ensinou a importância dos Exercícios Espirituais, comparando-os aos treinos de um atleta que precisa se exercitar diariamente para manter a forma. Mesmo na oração, devemos ser humildes e nos ver sempre como iniciantes. “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2Tm 4,7).

Dicas para Criar um Plano de Oração Pessoal

Seguindo os Passos para uma Vida de Oração
Aqui estão alguns passos fundamentais que podem auxiliar na vivência da sua espiritualidade e maior intimidade com Deus:

  • Crie um espaço de oração: Um cantinho tranquilo, reservado e silencioso.
  • Utilize materiais religiosos: Imagens, crucifixos, velas, terço, Bíblia, devocionários, entre outros.
  • Escolha uma cadeira confortável: Tenha um caderno ao lado para anotar o que vier ao coração.
  • Diferencie pensamentos: Anote distrações que precisam ser resolvidas posteriormente, mas mantenha o foco na oração.

Sugestão de Estrutura para seu Plano de Oração

  • Sinal da Cruz
  • Oração ao Divino Espírito Santo
  • Música de Relaxamento ou Canto Pessoal
  • Rezar Pai Nosso e 3 Ave Marias, ou um mistério do terço
  • Leitura Bíblica: Pode ser da liturgia diária, evangelho, salmos, entre outros.
  • Anote frases que mais chamaram sua atenção: Medite por 5 a 10 minutos sobre elas.
  • Oração de Agradecimento: Reze um Glória ao Pai.

Seu Carderno de Oração

Registrando Tudo o que lhe Vem ao Coração em Oração
Quando lemos a Bíblia ou outros textos em nosso momento de oração, é importante anotar a frase ou a palavra que lhe chamou mais atenção, pedindo a Deus a graça de saborear, sentindo o que Deus quer lhe falar neste momento. Para isso tenha um caderno só para suas anotações. No final também você pode completar essas frases com poucas palavras:

  • Como estou…
  • Senhor, venho neste momento…
  • Senhor, o que posso melhorar hoje…
  • Deus é…
  • Obrigado Deus, por…
  • Oração de entrega, outros…

Sinta-se Livre

Vem Espírito Santo
Estar em sintonia com o Pai em oração nos ajuda a descobrir nossas capacidades e habilidades, que, colocadas a serviço do próximo, trazem felicidade. Sinta-se livre para adaptar ou modificar essas sugestões conforme o Espírito Santo lhe iluminar.

Por Cyntia Candela

“A exemplo de Jesus que gostava de entreter-se com o Pai, também nós devemos reservar momentos de silêncio e solidão, para deixar-nos renovar na intimidade com Cristo e unir-nos ao seu amor pelos homens. Sem o espírito de oração, a oração pessoal definha, sem a oração comunitária a Igreja se enfraquerce”. (Pe. Léo, scj)

 

A oração é importante para termos uma vida espiritual, e é um meio de comunicação que temos com Deus, dentre tantos outros, onde podemos expressar nossos sentimentos, agradecendo pelas bênçãos recebidas e pedir graças e orientação para nossas decisões. A oração nos ajuda a ter uma intimidade mais profunda com Deus, promovendo nosso crescimento espiritual.

 

🙏 Reze conosco todos os dias no canal Iluminai PAI, seu canal de orações católica!
📕 Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Mc 16,15)
Maria passa na frente! Deus abençoe você e sua família! Cyntia Candela

Categorias

Santos

Plano de Oração

Orações

Nossa Senhora

Milagres

Meditação da Palavra

Formação de Fé

E-Books

Oração é Vida e Conversão